sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ESTOY BORRACHO

Entre nós (da esq. p/ direita), Angel, Ramsés e Salvador
"Petbol" internacional

No dia 25 de julho, à noite, fomos conhecer Coatepec, que fica a oito quilômetros ao sul de Xalapa. Coatepec, na linguagem náhuatl significa cerro das serpentes, descrição que os antigos povos indígenas usaram para batizar a fertilidade desta terra, já que a serpente representa a deusa da terra e da fertilidade. A arquitetura de Coatepec mostra bastante a colonização espanhola. E foi na praça principal desta simpática cidadezinha que degustamos deliciosos cachorros-quentes e presenciamos o duelo Brasil x México, com larga vantagem para o Brasil. Mas, como era um amistoso, após a partida de Petbol (na falta de uma bola se improvisou um futebol jogado com garrafa pet), tiramos uma foto ao lado dos novos amigos mexicanos.

O Cris pingando picolé de manga na Dania
Refrescando a cabeça

No dia 02 de agosto, segunda-feira, fomos a Jalcomulco (distante 30 km de Xalapa e 22 km de Coatepec). Cidade de quase cinco mil habitantes e famosa por sua beleza natural. Beleza natural que impulsiona o ecoturismo onde muitos se aventuram em esportes como o rafting, mountain bike, rapel e tirolesa. Como estávamos com as crianças e ainda pretendíamos visitar a cidade de Xico, distante cerca de uma hora, e o percurso do rafting durava 1h30min, decidimos abortar a missão.

Tomamos um picolé na praça, da qual se tem ângulo suficiente para avistar a igreja, a prefeitura e a escola, depois seguimos viagem para Torito, ops, para Xico (se pronuncia Rico). É que o Lú estava tão a fim de tomar os toritos, bebida alcoólica típica e famosa da cidade de Xico, que trocou os nomes (risos).



Xico conta com forte presença da arquitetura espanhola

Cadê o torito?

Chegando em Xico, antes de sairmos à caça dos famosos toritos, passeamos pelas ruas de pedra que evidenciam a arquitetura espanhola e degustamos os moles xiqueños (uma pasta com pimenta).

No mês de julho se comemora o festival dedicado à Maria Madalena, padroeira da cidade. Neste período, os turistas podem degustar mais intensamente a culinária típica da região e também assistir à pamplonada, evento no qual soltam touros na cidade e os corajosos (ou inconsequentes) fogem desafiando a vida.

Cascata de Texolo é grande atração de Xico
Antes de deixarmos a cidade fomos conhecer a Cascata de Texolo, uma cachoeira de 80 metros de precipitação sobre um barranco de exuberante vegetação. Por causa da beleza natural o local é considerado um dos principais pontos turísticos do Estado de Vera Cruz, inclusive sendo cenário de algumas produções cinematográficas internacionais. Durante o trajeto que nos leva até as águas da cascata, avistamos muitos pés de café, já que Xico é parte integrante de uma grande região cafeeira do México. E a presença dos grãos de café é observada até mesmo nos trabalhos artesanais vendidos no complexo da cascata, como por exemplo terços, colares, pulseiras, entre outros adereços.

"Prohibido borrachos"
Estávamos quase deixando o município e eu decepcionado por não termos encontrado uma  aceitável variedade do tal do torito. Até que na via que nos leva à Cascata de Texolo fomos interceptados por quase uma dezena de ávidos vendedores que apareceram por todas as janelas do carro nos oferecendo a artesanal bebida em infindáveis sabores: côco, café, amendoim, morango, piñon, guanábana, entre outros. Para simplificar e explicar a quem não sabe, o torito é uma cremosa, doce e alcoólica bebida com o real sabor do fruto, uma espécie de licor. Eram tantos os oferecimentos e sabores para degustação que cada um de nós ficou com as mãos cheias de toritos, até que o meu irmão, com vários copinhos entre os dedos, disse em tom de brincadeira: "llega, por favor. Ya estoy borracho". Todos caímos na risada e seguimos alegres para conhecer a cascata.

A presença de turistas atrás dos toritos é tão grande que a administração do município foi obrigada a criar uma sinalização para manter a ordem nas praças. Veja a foto ao lado.

Foi um belo passeio por Coatepec, Jacolmulco e Xico, que lembram muito a Serra Gaúcha, pois a todo momento observamos lindas paisagens naturais em meio a morros e vales e tudo regado a gostosos e variados produtos gastronômicos coloniais.

Até amanhã teremos um novo post. Grande abraço a todos.

Luciano Gasparini e Mara Antonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos, deixe seu comentário sobre este post! É rápido e divertido.