segunda-feira, 2 de agosto de 2010

DESPEDIDA DA CIDADE DO MÉXICO

Antes de deixarmos a Cidade do México visitamos mais dois lugares históricos.

Estádio Azteca

Como somos uma família que gosta muito de futebol, não poderíamos deixar de visitar o Estádio Azteca, um dos mais emblemáticos para o futebol brasileiro e um dos maiores do mundo.

O "Coloso de Santa Úrsula", como também é conhecido por estar localizado no bairro de mesmo nome, foi inaugurado em 29 de maio de 1966. O estádio, que atualmente é a casa do América e também da Seleção Mexicana, tem capacidade para 105 mil torcedores sentados e figura como o terceiro maior do mundo. É o palco que mais recebeu jogos na história das Copas do Mundo, foram 19 partidas (dez em 1970 e nove em 1986). Sendo, também, um dos únicos a sediar duas finais de mundiais.

Desde 1997 ele é de propriedade da Televisa, Rede de Televisão Mexicana. Infelizmente não conseguimos entrar, pois não estava aberto a visitações e chovia neste dia. Pelo menos deu para ter noção da sua grandeza e sentir a emoção de estar nas imedições do templo que a seleção de Pelé e companhia derrotou a Itália por 4 a 1 na memorável final de 1970.

Os Mariachis

Há divergências sobre a origem dos mariachis, mas uma delas dá conta de que a palavra é de origem náhuatl (um dialeto azteca) que significa "o índio está contente". Os mariachis eram pequenos conjuntos compostos por uma guitarra, um violino, viola e harpa que animavam festas, reuniões familiares, batizados e casamentos. Daí, o nome "mariachi", semelhança atribuída à palavra francesa "marriage" - casamento.

O principal reduto dos mariachis na Cidade do México é a Praça Garibaldi, um tradicional local de encontro dos músicos desde 1923. Todas as noites dezenas de grupos se apresentam na praça a espera de clientes que os contratem para animar festas ou até mesmo a espera de cavalheiros que dediquem serenatas as suas amadas como podemos ver neste pequeno vídeo.

Agradecemos a estes amigos mariachis que gentilmente se prontificaram a tirar fotos conosco e mandaram um abraço ao Pelé assim que nos identificamos como brasileiros.

Luciano Gasparini

3 comentários:

  1. LEGAL OS MARIACHIS SERÁ QUE ELS SABEM CANTAR AQUELA MUSICA?"onde esta minha pimenta" EHEHEHEHEH

    ResponderExcluir
  2. SOU FÂN DOS MARIACHIS TE MAN DO UMA FOTO COM MARIACHIS
    ARLINDO PÌNHEIRO

    ResponderExcluir
  3. olá luciano!
    estão lindas fotos...
    estamos felizes q estiveram lá com nosso grande amigo júlio e familia...ele mora em nosso coração! esperamos q Deus um dia nos conceda essa graça!

    prazer em te conhecer... abração a famila gasparini!!!!

    JULIO, p´ra vc e familia um bjaum no coração de sua familia aki de tres coroas!!!juliano ,betina e as 3 meninas!!!!

    ResponderExcluir

Vamos, deixe seu comentário sobre este post! É rápido e divertido.