sábado, 21 de agosto de 2010

ENCONTRO "BRAZUCA" NO MÉXICO

Diariamente, dezenas de brasileiros desembarcam ilegalmente no México com o objetivo de cruzar a fronteira com os Estados Unidos na busca de uma nova vida na terra do Tio Sam. No entanto, fiquemos com os números oficiais. Segundo o último relatório do Ministério das Relações Exteriores, elaborado em setembro de 2009, 18,8 mil brasileiros vivem de forma legal em território mexicano. Tivemos o privilégio de conhecer dois deles e que se tornaram bons amigos.

O primeiro, Alexandre Marcelino, carioca de origem humilde e que há sete anos, na companhia da filha pequena e da esposa então grávida, rumou para o México com a promessa de uma vida melhor no ramo de atividade que escolheu: a culinária. O casamento ruiu diante das dificuldades impostas pela necessidade de adaptação a um país de cultura e alimentação totalmente diferentes da nossa. Mas a profissão vai relativamente bem, obrigado!

Hoje, a ex-esposa mora na Cidade do México com as duas filhas. Marcelino, ou Marce, como é carinhosamente chamado pelo meu irmão, vive em Xalapa e é um premiado chef internacional de cozinha de um conceituado restaurante brasileiro da cidade. Marce tem aquele jeito brincalhão característico do Rio de Janeiro, mas não mede esforços para tratar bem os amigos e de estar, carinhosamente, na companhia das filhas nos dias de folga. Como eu já havia comentado, está há sete anos no México. Porém, durante este período, nunca conseguiu dar uma escapada à Terra Natal. "No ano que vem, eu vou de qualquer maneira. Sempre tem uma coisa ou outra que me impede. Ou é dinheiro, ou é doença, ou é trabalho. Desta vez eu vou sem falta", desabafou com o tom de uma impiedosa saudade.

O segundo não é carioca. O assessor nas áreas de mecânica industrial Antônio Arlindo tem as mais evidentes marcas cearenses. A cabeça chata, a pele morena e a fala mansa aparentando uma tranquilidade absoluta do tamanho da generosidade do coração entregam sua naturalidade. Também não sabe o que vai fazer para agradar. Antônio vive no México faz aproximadamente quatro anos. Largou tudo por causa de um amor mexicano. Mais uma história de quem se conhece pela internet. A esposa mexicana Rosa Elena parece que se integrou totalmente aos hábitos brasileiros. Compreende a tudo e a todos. Participa de todos os encontros entre os amigos brasileiros. Porém, ainda não arrisca falar em português. Hoje, ambos vivem harmoniosamente em Xalapa.

Tivemos a oportunidade de conhecê-los num jantar que o meu irmão preparou para cantarmos parabéns e apagarmos a velinha de Marcelino, que completava mais um ano de vida. O jantar foi um simples arroz com feijão, umedecido por um guisadinho de cenoura. Um cardápio tipicamente brasileiro para esquentar uma reunião de brazucas em terras mexicanas. Pena que o trabalho absorveu tanto Marce, que ele chegou perto da meia-noite. Danny, as meninas, o Gian e o Cristian já estavam dormindo. Então, um novo encontro foi marcado. Um almoço comemorativo no domingo, no restaurante de Marcelino, para celebrarmos o que seria a apresentação das nossas sobrinhas à comunidade evangélica, na igreja.

Como é bom encontrar brasileiros em terras "estranhas". A saudade do Brasil fica minimizada. A gente se sente em casa. A aproximação, o abraço, o carinho, as saudáveis brincadeiras brasileiras, não há igual em nenhum outro lugar do mundo. E que Deus abençõe e ilumine estes dois amigos, dois filhos brasileiros espalhados pelo mundo em busca de um melhor lugar ao Sol.

Luciano Gasparini

3 comentários:

  1. BOA NOITE QUERIDO AMIGO,ESTA MUITO BONITA A MATERIA,ME DAR MUITO ORGULHO DE TER CONHECIDO VOCES,ESPERO UM DIA PODERMOS RETRIBUIR A VISITA,MAS TAMBEM QUERO QUE POSSAMOS IR AO CEARÁ JUNTOS.E DE MUITOS ABRAÇOS NO GEAN E EM CRISTIAN,SEMPRE LEMBRAMOS DELES.
    UM ABRAÇAO BEM FORTE PARA TODA SUA FAMILIA,DIRETO DA TERRA DOS AZTECAS
    CHIAL
    ARLINDO PINHEIRO Y ROSY ELENA

    ResponderExcluir
  2. Suas palavras deram toque suave à saudade que sinto de meu irmão Alexandre... Fico agradecido à Deus, por cercá-lo de amigos e felicidade, mesmo estando tão longe...
    Saudade...
    Obrigado por ajudar a confortar o coração deste incrível guerreiro... :')

    ResponderExcluir
  3. eu vivi tres anos no México em Tampico só tenho boas lembrancas voltei para o Brasil trazendo minha mexicana agora estamos esperando a chegada de nossa filha feita no Mx e nascera no Brasil um belo presente vou fazer 60 anos e ela nascera no mes que faco aniversario

    ResponderExcluir

Vamos, deixe seu comentário sobre este post! É rápido e divertido.