terça-feira, 3 de agosto de 2010

UMA FOTO COM O CHAVES

Sábado, 24, foi dia de descansar das longas viagens e ficar pela cidade mesmo. Demos um passeio pelos shoppings, fizemos lanches e fomos ao supermercado. Os guris se divertiram muito com um carrinho de compras com dois lugares para crianças.

No domingo, retomamos a rotina de viagens. Saímos de Xalapa e, agora na companhia da Danny e das meninas, seguimos para o município de Vera Cruz para passar o dia. Impressionante a mudança de Clima. Cento e dois quilômetros separam as duas cidades, mas Xalapa tinha o céu encoberto e Vera Cruz um Sol de torrar. Fomos pegos de surpresa. A saída foi comprar uns sombreros para nos abrigarmos.

A Cidade é muito linda. Tem 512 mil habitantes e é uma das mais importantes do México, pois Vera Cruz tem um dos portos marítimos mais movimentados do mundo. Apesar de ser um município litorâneo, o balneário não é recomendável para banho, por causa da poluição causada pelos navios que abarcam no porto e pela inexistente rede de esgoto dos hotéis.

Além do atrativo de ser uma zona portuária, Vera Cruz abriga o Forte San Juan de Ulúa, também conhecido como Castelo de San Juan de Ulúa, justamente por ter a arquitetura de um castelo. O Forte foi construído em 1535 pelos espanhóis e é tido como o último reduto de dominação espanhola antes da Independência do México que ocorreu em em 16 de setembro de 1810 (mês que vem acontece as comemorações do Bicentenário da Independência). O Porto e o Forte se fundem numa só paisagem, unidos por uma simples ponte sobre as águas do Golfo do México.


Há várias lendas a respeito do Forte. A mais famosa é a de "Chucho el roto", também conhecido como "o bandido generoso" por roubar dos ricos para dar ao pobres. Foi encarcerado duas vezes no Castelo de San Juan. Conseguiu fugir uma vez. Dizem que foi o único a escapar, no entanto, foi recapturado e morto a chicotadas.

O Forte ou Castelo de San Juan de Ulúa dá visíveis mostras dos castigos dos intemperes do tempo, afinal são quase 500 anos de vida. Portanto, passa por uma rigorosa e cuidadosa reforma estrutural e estética.

E as atrações de Vera Cruz não param por aí. Um dia apenas se tornou corrido para conhecer todas as maravilhas que a cidade tem. Ainda visitamos o Museu de Cera, o Aquário de Vera Cruz, o Café de La Parróquia e o Malecon.

Museu de Cera

O Museu de Cera de Vera Cruz fica no Shopping Aquário, no centro da cidade. Foi inaugurado em novembro de 2002, conta com 10 salas de exibição e 120 figuras de cera entre artistas, esportistas, políticos, músicos e religiosos. A maioria refere-se a personagens mexicanos. Porém, há muitas figuras de ilustres internacionais como Madonna, Beatles, Salvador Dali, Barack Obama, João Paulo II entre outros. Algumas imagens são impressionantemente semelhantes com seus inspiradores outras nem tanto, como a do Pelé, a única réplica brasileira que encontramos no Museu. Foi neste local, que os guris tiveram a oportunidade de tirar uma foto com o Chaves, "el chavo del ocho", como é conhecido aqui.

Na saída uma interessante surpresa. Há um labirinto de espelhos. Para prosseguir em frente é necessário ir colocando a mão pois as nossas diversas imagens refletidas por todos os lados nos deixa desorientados, pois apenas uma delas está aberta para passagem, as outras são geradas para confundir.


Aquário de Vera Cruz

O Aquário de Vera Cruz foi inaugurado em novembro de 1992 e é considerado um dos maiores do mundo por sua infraestrutura e principalmente pela qualidade de exibição.  A diversidade e a proximidade que se tem com os animais expostos impressionam.

Demoramos cerca de uma hora e meia para percorrer os 500 metros do trajeto dispostos para visitação, onde nas galerias de água doce e salgada encontramos tubarões, golfinhos, tartarugas, arraias, lontras, piranhas, medusas, diversas espécies de peixes e muitos outros animais.  Um belo passeio para conhecer a fauna marítima da região.

Gran Café de la Parróquia

A cafeteria mais antiga do México está em Vera Cruz. A tardinha fomos visitá-la. Ela tem este nome porque fica nas esquinas das ruas La Parroquia e María Andrea. É um lugar de forte tradição desde 1808.

Tomamos nossos cafés ao som da marimba -  instrumento musical de madeira muito semelhante ao xilofone, de origem africana, mas muito usado na América Central  - que embalam as danças típicas da região.

Uma curiosidade é a forma que servem o café. Um funcionário vem à mesa e serve o café até a metade da taça. Na sequência, o cliente passa a mão na colher que o acompanha e efetua repetidas batidas na taça sinalizando que quer algum complemento, que pode ser água quente ou leite. Mal efetuamos os primeiros sinais sonoros e já se aproxima um funcionário para completar o serviço. Um antigo hábito utilizado para preservar a história da cafeteria e que curiosamente funciona bem.

Malecon

O Malecon nada mais é do que um calçadão com aproximadamente 500 metros que fica entre as águas do Golfo do México e a avenida principal de Vera Cruz. Neste trecho há grande movimentação de turístas, por isso tem grande apelo turístico-comercial. Há oferecimento de artesanatos, saídas de ônibus turísticos abertos, que lembram muito os bondes, e artistas de rua. Também chama a atenção no local, a grande quantidade de estátuas e bustos em homenagens às pessoas ilustres que contribuíram para elevar o nome da cidade. Apesar do intenso movimento é um lugar bastante agradável, pois se respira intensamente o turísmo através da cultura local. Conheça um pouco do Malecon através do vídeo que preparamos.

Antes de irmos embora assistimos uma linda apresentação folclórica veracruzana chamada jarocho. Inclusive, depois descobrimos que a música La Bamba tem origem neste ritmo, tornando-se mundialmente conhecida na versão rock and roll na voz de Ritchie Valens. Na dança, o sapateado aparece com intensidade na coreografia. Fez lembrar a chula gaúcha. Será saudade da terrinha? Assista ao vídeo e compare.

Foi um dia intenso pelo número de atividades e sobrecarregado pelo forte calor que fez neste dia. Exigimos bastante da Iarinha e da Dannia, que nos acompanharam o tempo todo. Ao final do dia elas se mostraram extenuadas e demonstraram isso com uma dose dupla de choro intenso e ininterrupto. Em compensação, durante a noite dormiram como nunca. Porém, mais uma vez valeu muito a pena pela riqueza da história e da cultura da região.

Luciano Gasparini Morais


11 comentários:

  1. Sensacional
    Abraços em todos...
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, luciano. Um abraço
    Máximo

    ResponderExcluir
  3. ISSO...ISSO...ISSO...ISSO...
    ABRAÇO. GRAZZIOTIM

    ResponderExcluir
  4. Me da gusto Luciano que tu estancia en Mexico, tienes una hermosa familia y siempre seras bien recibido en tu pais hermano Mexico, a pesar de la poca estancia de ustedes, aqui tendras otra casa, siempre los recordaremos con mucho cariño, mis nietas y Daniela agradecen tu cariño al igual que Mara y esos pequeños pero grandes hijos que son un amor. Con cariño Catalina Dawe Huesca

    ResponderExcluir
  5. Amigos lindas as fotos.
    Esta muito frioooooooo. Vc ai curtindo um calor, que invejaaaaaaaaaa.Bjs
    Com carinho.
    Eleir

    ResponderExcluir
  6. TINHA QUE SER O CHAVES...
    Muito legal as fotos. Beijos Ronando e Lisi.

    ResponderExcluir
  7. Salve Lú!!!!
    Meu velho, espetacular as fotos e as tuas histórias!
    Aproveita bastante e curte cada lugar que tu passar aí, registrando tudo para que a gente possa acompanhar, evidentemente!!!
    Beijão pra ti e família!

    ResponderExcluir
  8. que maravilla, un abrazo desde mexico city moni, enrique y panchito

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Luciano e familiares,
    Grande abraço forte, de coração para todos vocês,..., a idéia do livro é sensacional, valeria a pena pensar nessa idéia. Viagem incrível parabéns. Lindos lugares, maravilhosos ... Vocês estão escapando de um frio congelante aqui em Porto, caiu até neve em alguns lugares! Queridos, a todos, Abraços fraternos e desejando sempre alegreia, saúde e paz no coração. Dos amigos, Marcelo e Cristiane.

    ResponderExcluir
  10. Amigos do coração, pensei estes dias vendo as fotos e lendo alguns trechos da viajem...........linda de +, Lu vc devia mesmo era escrever um livro "Viajando pelo México" ia ser best seler. Bjux estou viajando ak junto com vcs. Imagino o encantamento dos guris. ah, FELIZ DIA DOS PAIS

    ResponderExcluir
  11. Que legal!!
    Muito legal que vcs estão podendo aproveitar esse momento único. Com certeza o conhecimento de outras culturas vai ser muito legal para os guris.
    Fico MUITO feliz por vcs e é claro, que na volta teremos um rárárá para vermos TODAS as fotinhos, que devem ser muuuuitas
    Bejus

    ResponderExcluir

Vamos, deixe seu comentário sobre este post! É rápido e divertido.