quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"OVO PODRE, TÁ FEDENDO!"

Na terça, 26, nos deslocamos até Apazapan, uma pequena cidade, que está a 65 km de Xalapa, para usufruirmos da simples, mas agradável estrutura do parque aquático do Carrizal Hotel Spa & Aguas Termales. O clima se apresentava instável. A temperatura beirava os 30º centígrados, mas o céu estava bastante encoberto.

Eu, a Mara e os guris já havíamos estado em três parques semelhantes (Gravatal-SC, Marcelino Ramos-RS e Nova Prata-RS), mas apesar das águas quentes nenhum deles contava com esta nova e interessante circunstância que se apresentava para nós: banhar-se em águas vulcânicas.

Este foi nosso primeiro contato com os trajes de banho. Até então havíamos realizado apenas passeios não aquáticos. E os nossos trajes foram para lá de chamativos. No Brasil passaríamos despercebidos, mas chegamos num país muito recatado em termos de vestimentas de banho. Raras são as mulheres que usam biquini. E nos homens, a sunga de banho mais curta que presenciei foi uma bermuda na altura dos joelhos. Portanto, imaginem como os mexicanos nos viram: quatro branquelas "pelados" circulando entre uma piscina e outra. 


O Parque conta com uma grande piscina feita em concreto, toda cheia de curvas, toboágua na forma de dinossauro, chafarizes, travessia sobre cordas e mais outras três piscinas retangulares para crianças e adultos. Porém, a grande sensação está na piscina natural que fica próxima ao movimentado Rio Actopan. Ali estão represadas as águas vulcânicas. Em determinada parte alcança três metros de profundidade e a água é tão quente que fica quase impossível deixar o rosto submerso.

Sabidamente, as águas termais têm grande poder terapêutico. Trazem melhoras para as articulações, vias respiratórias, circulação, entre outros benefícios para a saúde. Por isso, uma forte presença da terceira idade.

É, também, um ambiente legal para toda criança que gosta de brincar com barro e água. Ali estavam as duas matérias-primas num só lugar. O Gian e o Cris puderam se deliciar com a mistura do solo barrento e escuro com a água quente.

As sobrinhas que parecem ter estranhado um pouco. Calma, não as submetemos às águas ferventes. Há outras piscinas com águas mais morninhas. Foi a primeira vez que ambas puderam tomar um banhinho de piscina. Porém, visivelmente estranharam, pois abriram o berreiro ao sentirem o corpo submergindo pouco a pouco na água. Mas, nada que um colinho de pai e mãe somados a uma mamadeira quentinha não resolvesse.

Voltando às águas sulfurosas. Antes de pôr os pés de molho na água é bom se exercitar psicologicamente, pois o fortíssimo cheiro de enxofre e a presença das crianças na volta, dá a nítida impressão de estarmos brincando de "ovo podre". Portanto, num lugar de piso barrento, água escura e forte cheiro de enxofre é melhor deixar a frescura de lado e se divertir junto às ofertas da natureza. Vale a pena!

Foi mais um dia maravilhoso para o nosso repertório de belos passeios em território mexicano.

Em breve, cenas dos próximos capítulos...

Grande abraço!

Luciano Gasparini Morais.

5 comentários:

  1. AI VELHO ONDE ESTA NOSSAS FOTOS,NÂO SE ESQUEÇA DA GENTE
    ABRAÇÂO
    ARLINDO PINHEIRO E ROSA ELENA

    ResponderExcluir
  2. Hehe. Antônio, estamos atrasados com as postagens. Mais alguns dias e chego no nosso encontro. Grande abraço. Luciano e família

    ResponderExcluir
  3. Luciano,
    Em primeiro lugar parabéns pelos belos relatos da sua visita ao México.
    Tens acompanhado futebol? O que fala sobre o Inter aí no México?
    Um super abraço,
    Jones

    ResponderExcluir
  4. Jones, o Inter virou de vez uma equipe internacionalmente conhecida. Já respeitavam muito o Inter antes do confronto. Imginas depois da bela partida que o colorado fez. Entendem que só um milagre tira o título do Inter. Grande abraço! Luciano Gasparini.

    ResponderExcluir
  5. EI LUCIANO AQUI EU SOU CHIVAS,MAS O INTERNACIONAL JOGOU BEM,E GANHOU E JA ESTA NA FINAL
    ABRAÇAO AMIGO
    ARLINDO PINHEIRO

    ResponderExcluir

Vamos, deixe seu comentário sobre este post! É rápido e divertido.